quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dízimo Mirim



Com o Dízimo Mirim a criança aprende o sentido da partilha, como todos são importantes para a manutenção da vida paroquial e a ajuda aos mais necessitados. Com o Dízimo devolvemos à Deus um pouco do muito que recebemos de suas mãos amorosas.

Qual é o valor que a criança deve colocar me seu envelope?

O valor de um chocolate, de um ingresso de cinema, um sanduíche, etc.

O importante é que ela tenha consciência de que devemos separar um pouco do que temos para levar ao Pai, e assim fazemos parte dos que, unidos, são responsáveis pela sua igreja, pelos projetos dela e por aqueles que passam dificuldade.

1 – Por que as crianças e os jovens devem entregar o Dízimo?


Várias Pastorais do Dízimo, já vêm fazendo juntamente com os catequistas e grupos de jovens, o trabalho de divulgação, conseqüentemente a implantação do DÍZIMO MIRIM (dizimista mirim).
O objetivo é despertar nas crianças e nos jovens, à importância e necessidade da partilha, bem como o hábito de ser um dizimista responsável, de coração alegre; colaborando dessa forma com sua comunidade e a Igreja.

Vejamos algumas respostas:
1. Para não ser mais necessária a correção dos adultos;
2. Os jovens dizimistas aprendem a ser desprendidos de bens materiais;
3. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus;
4. Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da comunidade;
5. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um seu devido valor;
6. Ficam sabendo que tudo, que gostamos, vem de Deus e que o dízimo é um sinal de agradecimento;
7. Se renunciam a pequenas coisas para entregar o dizimo, estarão preparados para fazer os sacrifícios maiores, que a vida de adulto exige.
Além desses itens, as crianças e os jovens, sendo dizimistas aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento intimo com o Criador, despertando o sentido de fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criam entre eles uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).


2 comentários:

  1. usando essa linha logica, que tem de mostrar como se faz pra eles entenderem...como vou falar sobre sexualidade com meus filhos e, por favor, como devo exemplificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine! Dê uma lida nessas matérias, talvez te ajude.
      https://padrepauloricardo.org/episodios/educacao-sexual-das-criancas-e-adolescentes

      http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/documents/rc_pc_family_doc_08121995_human-sexuality_po.html

      http://www.jesusestachegando.com/artigos-e-opinioes/educando-com-espiritualidade-ecumenica/2014/09/sexualidade-hora-de-conversar-com-os-filhos.html

      Excluir