segunda-feira, 18 de junho de 2012

Entrevista com a Bíblia








Entrevista com a Bíblia

A presente entrevista pode ser dividida em duas partes. A primeira parte pode ser utilizada em encontros catequéticos, gincanas, apresentações, etc. A segunda parte, juntamente com a primeira, refere-se à Liturgia da Palavra do dia em que for utilizada em uma celebração, por exemplo. Nesse caso, substituem-se as leituras presentes pelas da celebração. As demais situações podem ser alteradas pela comunidade, conforme o local e a circunstância em que será realizada a encenação.

Bíblia feita de papelão com uma criança dentro.

1° parte: (A Bíblia entra andando devagar até o presbitério, acompanhada por cânticos. Fica ao lado do padre, recebendo os aplausos dos presentes. Entra apressado pelo corredor um repórter, acompanhado de fotógrafos, e se dirige ao padre).
Repórter - Padre, sem querer interromper a Santa Missa, gostaria de sua permissão para fazer uma entrevista com a Bíblia, já que ela é o livro mais famoso e mais vendido do mundo.
Padre – Claro, fique a vontade. A Palavra de Deus deve ser levada a todas as pessoas.
Rep – Obrigada, padre. Bom dia, Dona Bíblia.
Bíblia – Bom dia, meu filho. Em que posso lhe servir?
Rep – Será que a senhora me responderia algumas perguntas?
Bib – Mas é claro. Pode perguntar.
Rep – É verdade que a senhora é o livro mais vendido do mundo?
Bib – É verdade, mas eu não sou só um livro, eu sou uma coleção de livros. Ao todo são 73 livros.
Rep – Uma coleção de livros? Mas quem é o autor? Quem escreveu tantos livros?
Bib – Meu filho, não foi só um homem que me escreveu, foram muitos, mas todos foram inspirados e orientados pelo Espírito de Deus.
Rep – Todos na mesma época, Dona Bíblia?
Bib – Não. Em várias épocas diferentes. Na verdade, eu me divido em duas partes: na primeira parte, chamada Antigo Testamento, que tem 46 livros, eu falo sobre o plano que Deus fez para salvar o homem, que havia pecado e havia sido expulso do paraíso.
Rep – E que plano foi esse, Dona Bíblia?
Bib – Deus escolheu um povo e preparou para que dele nascesse o Salvador da humanidade.
Rep – O Salvador que a Senhora fala é Jesus Cristo?
Bib – Sim, Jesus é o filho que Deus nos mandou para nos salvar por inteiro do pecado. Eu conto toda a sua história nos outros 27 livros, que são chamados de Novo Testamento.
Rep – Entendi o plano de Deus, mas porque você foi escrita?
Bib – Para contar o passado, anunciar que Deus está nos preparando e mostrar no presente que Deus está caminhando conosco.
Rep – De todos os seus livros, qual é o personagem principal?
Bib – Tenho vários, mas não são personagens, são pessoas que realmente viveram, que como vocês, sofreram, sorriram e sonharam com o Reino de Deus. Mas sem dúvida o homem mais puro e bom que eu tenho para anunciar é Jesus de Nazaré.
Rep – E onde está Jesus?
Bib – Jesus depois de viver como homem, subiu ao céu, para preparar lá um lugar para aqueles que seguem seus mandamentos.
Rep – E como eu faço para conhecer esses mandamentos? A senhora me ensina?
Bib – É claro, com a maior boa vontade.
Rep – Mas eu sou muito ocupado, não tenho tempo. É tão grande seu tamanho! Quanto tempo vou levar para conhecer tudo o que tem a me dizer?
Bib – Se você dedicar meia hora por dia, lendo uns 4 ou 5 capítulos, dentro de um ano você me conhecerá por inteira.
Rep – Só um ano?
Bib – Sim. Muito menos tempo que você gasta com outros estudos e olha que o que eu tenho a lhe oferecer são palavras que irão te salvar. Eu sou como um mapa que vai te levar a um tesouro enorme, que te fará feliz. Esse tesouro nunca se acaba; ele durará para sempre.

2° parte:
Rep – Dona Bíblia, a senhora poderia me dar algum exemplo desses seus ensinamentos?
Bib – Sim. Hoje mesmo a primeira leitura que estou proclamando é uma Leitura do Livro do Profeta Isaías. Profeta Isaías por favor, leia para nós.
(Entra o profeta Isaías e faz a leitura)
Bib – E então meu filho, gostou da leitura?
Rep – Sim, Deus se preocupa conosco e nos orienta.
Bib – É, mas Deus não é um Pai que só repreende, é um Pai que gosta que fiquemos alegres, que cantemos para ele, como fazia o jovem rei Davi. Você gostaria de conhecê-lo?
Rep – Sim, gostaria.
Bib – Davi, meu filho, venha cantar para nós.
(Davi, entra cantando o salmo da celebração)
Rep – Dina Bíblia, agradeço por ter conhecido a senhora. A partir de hoje começarei a ouvir tudo o que a senhora tem a dizer.
Bib – Eu é que agradeço a oportunidade de ter conversado com você. É para isso que eu existo. Fale de mim para as pessoas, me dê de presente aos seus amigos, pois sou a carta que Deus Pai, que está no céu, escreveu àqueles que são seus filhos aqui na terra. E antes de nos despedir gostaria que você ficasse ainda mais um pouco para ver e ouvir o que Mateus escreveu no seu Evangelho . Padre, por favor, proclame o Evangelho para nós. 


Fonte: Site Catequese Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário