quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dízimo Mirim



Com o Dízimo Mirim a criança aprende o sentido da partilha, como todos são importantes para a manutenção da vida paroquial e a ajuda aos mais necessitados. Com o Dízimo devolvemos à Deus um pouco do muito que recebemos de suas mãos amorosas.

Qual é o valor que a criança deve colocar me seu envelope?

O valor de um chocolate, de um ingresso de cinema, um sanduíche, etc.

O importante é que ela tenha consciência de que devemos separar um pouco do que temos para levar ao Pai, e assim fazemos parte dos que, unidos, são responsáveis pela sua igreja, pelos projetos dela e por aqueles que passam dificuldade.

1 – Por que as crianças e os jovens devem entregar o Dízimo?


Várias Pastorais do Dízimo, já vêm fazendo juntamente com os catequistas e grupos de jovens, o trabalho de divulgação, conseqüentemente a implantação do DÍZIMO MIRIM (dizimista mirim).
O objetivo é despertar nas crianças e nos jovens, à importância e necessidade da partilha, bem como o hábito de ser um dizimista responsável, de coração alegre; colaborando dessa forma com sua comunidade e a Igreja.

Vejamos algumas respostas:
1. Para não ser mais necessária a correção dos adultos;
2. Os jovens dizimistas aprendem a ser desprendidos de bens materiais;
3. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus;
4. Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da comunidade;
5. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um seu devido valor;
6. Ficam sabendo que tudo, que gostamos, vem de Deus e que o dízimo é um sinal de agradecimento;
7. Se renunciam a pequenas coisas para entregar o dizimo, estarão preparados para fazer os sacrifícios maiores, que a vida de adulto exige.
Além desses itens, as crianças e os jovens, sendo dizimistas aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento intimo com o Criador, despertando o sentido de fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criam entre eles uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário