sexta-feira, 13 de julho de 2012

Teatro Dízimo Mirim


Personagens

Narrador: Bom dia crianças, no teatrinho de hoje vamos aprender a importância do Dízimo e da partilha na nossa comunidade e também sobre as dimensões do Dízimo, a Missionária, a Social e a Religiosa.
 Vamos ouvir a nossa histórinha de hoje.

Carlão: Oi Juninho, beleza.

Juninho: Fala Carlão, e ai fez a tarefa que a catequista pediu sobre o Dízimo ?

Carlão: Claro, eu entrevistei o meu pai e ele explicou tudinho.

Juninho: Eu também falei com os meus pais. iiiiiiii, Lá vem as chatas da Mariazinha que sabe tudo e a Lucinha a inteligente.

Carlão: Não esquenta, hoje a gente sabe tudo do Dízimo, vamos dar uma lição nelas.

Juninho: é isso aí.

Mariazinha e Lucinha: Oi meninos, fizeram a tarefa do Dízimo que a catequista pediu?

Carlão e Juninho: Claro que sim e tenho certeza que esta melhor que a de vocês.

Entra o catequista: Bom dia crianças, ( Bom dia Tio Jorginho) fizeram a tarefa do Dízimo e entrevistaram os pais de vocês ?

Todos: Sim, fizemos.

Tio Jorginho: Carlão fala sobre o trabalho de você fez.

Carlão: Tio Jorginho, o meu pai explicou tudinho do Dízimo, ele falou que o dinheiro do Dízimo vai pro bolso do Padre Brasil e dos Frades, e que quem paga o Dízimo é dizimado.

Juninho: Nossa como você e o seu pai é burro, deixa que eu explico, Tio Jorginho, meu pai falou que quem paga o Dízimo é Dizimeiro, e que é exploração, coisa que o Bispo e o Padre inventaram, e que tem uma tal de missão milionária, não falei.

Tio Jorginho: Nossa Carlão e Juninho que besteira, precisamos orientar os pais de vocês.

E vocês duas o que vocês pesquisaram sobre o Dízimo ?

Carlão e Juninho: iiiiiiii... lá vem as chatas da sala.

Lucinha: Fiquem quietos, vocês dois, e me deixem explicar o que é Dízimo. Meu pai não soube explicar direito, então eu pesquisei lá na igreja, com o pessoal do Dízimo que ficam nos plantões das missas, e eles me explicaram tudinho: eu aprendi com eles que Dízimo é partilha, e que não pagamos o Dízimo e sim contribuímos, que o Dízimo é devolução de um pouquinho daquilo que Deus nos dá, como a vida, trabalho, saúde, inteligência, ou seja tudo que somos , temos e recebemos de Deus. E quem contribui com o Dízimo é dizimista. E que a crianças podem e devem ser dizimistas mirins, eles falaram que é desde cedo que devemos aprender a partilhar e ajudar os outros e o dízimo é muito importante para a igreja e para o verdadeiro cristão, há eles falaram também que o dízimo é bíblico e que tem muitas passagens da bíblia que fala sobre o dízimo.

Tio Jorginho: E você Mariazinha, o que você pesquisou ?

Mariazinha: Eu falei com o Padre Paulo e ele me explicou que o dinheiro do dízimo é usado nas três dimensões do Dízimo.
Dimensão missionária,viu Juninho não é milionária, a dimensão missionária é responsável pela evangelização, isto é levar a palavra de Deus para todas as pessoas.
A dimensão Social é responsável em ajudar os necessitados e as pessoas carentes. Você sabia que na nossa comunidade todo mês é dado cestas básicas para os pobres comprados com o dinheiro do dízimo ?
A dimensão religiosa é responsável pela manutenção da igreja e do culto à Deus, despesas como água, luz, telefone, produtos de limpeza, funcionários, hóstia, vinho, velas, flores, material para as pastorais, e muitas outras coisas, como podemos ver esta sendo construído uma linda igreja aqui na nossa comunidade e tudo isto com a ajuda de todos os dizimistas.

Tio Jorginho:Parabéns pra vocês duas, fizeram direitinho a tarefa sobre o dízimo, e vocês dois agora que aprenderam sobre o dízimo expliquem para os seus pais o que é, e a importância do Dizimo para o cristão e para a nossa comunidade.

Juninho: Agora que eu aprendi, eu também quero ser dízimista mirim, vou agora mesmo no plantão do dízimo fazer minha inscrição.

Carlão: Eu também.

Narrador: Assim termina a nossa historinha de hoje, espero que todos tenham aprendido o quanto é importante o Dízimo na nossa comunidade, como é bom partilhar e ajudar as pessoas, como é maravilhoso viver em comunidade.


Tchau pessoal e até a nosso próximo teatrinho

4 comentários:

  1. É uma história maravilhosa. Amei d++++

    ResponderExcluir
  2. amei a historia, parabens pelo blog, otima maneira de evangelizar, um abraço Ediny Freitas de Alenquer -Pa

    ResponderExcluir